sábado, 17 de abril de 2010

Abstração

Após assistir uma palestra sobre processo criativo de um artista (do qual ainda vou postar várias obras no blog) veio a reflexão sobre ilusão, sonho e realidade. Há uma estreita relação ou um longíquo distanciamento entre esses aspectos? O que poderia explicar um artista nascer em condições adversas e hoje ter suas obras valendo milhares de dólares e expostas nos mais respeitados museus do mundo? E até que ponto a norotiedade de um pode influenciar outro, mesmo com um sucesso relativo, mas que não alcançou tal nível de reconhecimento?
O fato é que a realidade, apesar de ser uma palavra que encerra um significado concreto, torna-se cada vez mais abstrata quando o sonho e a ilusão viram vícios ou meios de alienação, processos pelos quais levam ao sentimentos de angústia, frustração e ao turvamento daquilo que é real. Complicado! Porque passa por valores pessoais, sociais, culturais, entre outros.
Por outro lado, a arte atribui ao o sonho e à ilusão a função de ferramentas para construção e acabamento da realidade, influenciando o desenvolvimento e articulação do pensamento humano diante das mais diversas situações do cotidiano, cabendo a nós o discernimento sobre a velha dicotomia do bem e do mal em nossas vidas. Tenho muitos sonhos, estou em um processo de (des)ilusão e minha realidade está em obras.

"Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer,
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura..."
Fernando Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário