terça-feira, 7 de setembro de 2010

Já podeis, da pátria filhos...

Essa semana vi duas passagens na TV que convenientement podem ser relatadas neste dia da independência. Primeira, no episódio do último domingo do programa Dr. Hollywood (fútil em todos os sentidos, diga-se de passagem) quando dr. Rey indaga sua filha sobre o que há no Brasil a mesma responde rapidamente: Monstros!!! Na segunda, durante uma entrevista, um jornalista americano declara solenemente que o principal problema brasileiro é o racismo!!!

Há uma contradição, no mínimo antropológica, nesses dois pontos de vista!

Mas o pior é que o Brasil dá margem a essas construções de estereótipos. O nome do país sempre é atrelado à futebol, carnaval, caipirinha, bunda, selva...claro, não negamos a existência desses "produtos de exportação", mas somos maiores que isso, definitivamente!!!

E para sermos independentes desse contexto há uma ferramenta indispensável, mas que historicamente vem sendo manipulada em uma perspectiva alienadora: A EDUCAÇÃO! No que em dia que o povo, além de ler e escrever, souber analisar, entender e modificar aquilo que está à sua volta, uma nova potência irá emergir no cenário mundial.

(qualquer semelhança dessa situação com minha profissão de origem não é mera semelhança!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário